.

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

O corpo como foco do interesse

Há quem considere que o movimento do corpo é o que menos importa na compreensão do Jogo da Capoeira Angola. Alguns falam de uma filosofia da Capoeira Angola, sem dizer, naturalmente, as idéias que comporiam essa tal filosofia. Digo naturalmente porque os que bramam contra a colocação do movimento como foco do Jogo da Capoeira Angola e falam de suposta e genérica filosofia, geralmente, não têm idéia do que se trata, nem da filosofia, nem da importância do movimento para a vida. Alguns até conseguem esboçar um arremedo de princípio filosófico quando citam o necessário respeito à ancestralidade. Mas mesmo aí ainda falta foco, pois o respeito à ancestralidade, embora necessário e pertinente, não é específico dos angoleiros e angoleiras.


É preciso tomar muitos cuidados, porém. Quando preconizo uma volta ao movimento do corpo como foco das atenções, como modo de fundamentar a caracterização do Jogo de Capoeira, no caso, a Angola através da ginga, não estou incitando meus queridos leitores e leitoras à burrice. O jogo da Capoeira compõe o quadro formativo da nação Brasil. Como tal está a requerer abordagens de todas as áreas do conhecimento. Sempre, porém, tendo presente que a Capoeira se expressa pelo movimento do corpo humano e que o movimento fundamental dela é a ginga e que, então, é por esta que se pode classificar o estilo de jogo.

Como sou pessoa comum, nunca estou na parca mídia da Capoeira, e como os grandes mestres da Capoeira Angola, por desconhecimento ou malícia – dou esta chance a eles - tendem a não reconhecer em palavras, vale dizer, na teoria, a ginga como movimento fundamental e caracterizador do estilo de jogo, então, meus leitores e minhas leitoras, vocês naturalmente tenderão a me deixar esquecido e até a não levar em consideração o que escrevo. Nada disso me aborrece ou me deixa triste, não. O que me deixa triste é quando alguém, mestre ou aluno ou aluna, está tão confortável em suas certezas que não quer nem experimentar, nem observar o modo como gingam os azes da Capoeira Angola: transferindo o peso do corpo para a perna de trás.

Como mestre de Capoeira que sou, eu poderia ir treinar minha ginga no meu cantinho e deixar que cada uma mercê de suas próprias descobertas. Não o faço porque senti na pele, durante 25 anos, a dificuldade em compreender, afinal, o que distinguia o jogo dos angoleiros dos jogos de outros estilos. A partir de agora e após o advento do Youtube e similares o mistério acabou.


Confira você mesmo!

3 comentários:

caiubi disse...

Parabéns. Gostei e com a devida venia pergunto. A diferença entre a Capoeira Angola e as outras seria o caso de a Angola voltada para a arte, o saber,armonia esperitual, ao passo que as outras a força, aliado a arte está a brutalidade,a briga.

Fernando Rabelo de Souza disse...

Suas palavras parecem ter sido geradas na boca de um angoleiro equivocado. Toda Capoeira pode ser praticada como arte. Toda Capoeira, de qualquer estilo, pode ser estudada, praticada com vistas ao desenvolvimento espiritual, harmonia, crescimento interior, e toda ela pode ser praticada também como Esporte. Enfim a capoeira de qualquer estilo se presta a infinidade de abordagens. As diferentes abordagens que podemos fazer da Capoeira independem do estilo.

Fernando Rabelo de Souza disse...
Este comentário foi removido pelo autor.