.

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Educando pelo movimento

Tenho observado, vez por outra, pessoas criticando instrutores de Capoeira e de outras artes marciais praticadas em academias, por estarem estes ensinando meros movimentos.

Curiosamente, alguns desses críticos são oriundos da escola de Educação Física. Ora, a disciplina mesma da Educação Física é vir a ser, é matéria em gestação. A grade de disciplinas da Educação Física é composta por um feixe de conteúdos de diversas áreas de estudo.

Mas não só os Educadores Físicos tecem aquela crítica. Já vi mestres e praticantes de Capoeira Angola caindo nessa armadilha, tentando incutir a idéia de que a prática da Capoeira Angola requer algo mais do que os conteúdos ministrados nas aulas de Capoeira.

Um instrutor de Capoeira, via de regra, é especialista na área. Certamente que terá conhecimentos de outras áreas como qualquer pessoa tem, mas a formação em Capoeira não obriga a imersão em matérias de outras áreas. Tem razão, portanto, aqueles que consideram limitado o ensino da Capoeira baseado apenas em movimentos próprios da Capoeira, aqui incluída a musicalidade e os diversos rituais hoje sobejamente conhecidos pelos praticantes.

Devem tomar cuidado, porém, os docentes de Capoeira Angola, porque tal crítica pode virar feitiço contra feiticeiro. Pior ainda no caso dos Educadores Físicos pois sabe-se que alterações corporais, pelo exercício ou outros meios, provocam mudanças gerais na personalidade, atitudes, etc.

E qual é o fundamento da possibilidade de existência de uma Educação Física como corpo autônomo de estudos? Em outras palavras, o que dá especificidade à Educação Física? Não será exatamente a possibilidade de contribuir para a formação humana baseando-se na movimentação do corpo?

Então, todos, mas principalmente os Educadores e Fisicos, devem ficar alertas quando tomam por limitado o ensino de Capoeira que usa apenas elementos dela mesma. Essa crítica pode ser um tiro no próprio pé, pois, a se dar crédito a ela, inviabiliza-se o fundamento da Educação Fisica como disciplina autônoma.

Nenhum comentário: