Dia 23.02.07 participei de um evento de Capoeira. Nesse evento assisti aulas de Capoeira Angola do Mestre Romão e do Mestre Pelé da Bomba, o Gogó-de-Ouro-Internacional. Mestre Romão é radicado no Pará há mais de 30 anos. Nos últimos 10 passou a buscar com mais profundidade o entendimento e a prática da Capoeira Angola. Mestre Pelé, 73 anos de idade que se fundem no seu tempo de prática. Lenda viva da Capoeira Angola.
Assisti, literalmente, a hora e meia de aula de cada um dos dois Mestres. Na aula do Mestre Romão até participei da bateria, tocando o atabaque. Observei atento o ensinamento de cada um na parte de movimentação e mais uma vez pude comprovar: os movimentos gerais da Capoeira em si mesmos não permitem distinguir a Capoeira Angola dos outros estilos. A ginga da Capoeira Angola atual, porém, é específica. Ambos os Mestres a incluiram na aula fazendo aquele deslocamento do corpo por sobre a perna de trás.
É preciso, então, atentar bem para esse aspecto da Capoeiragem, pois ele, o conhecimento da ginga apropriada, é que permitirá ao jogador demonstrar que sabe distinguir Capoeira Angola dos demais estilos. É fazer para crer.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário