.

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

domingo, 24 de fevereiro de 2008

Fazer para crer

Dia 23.02.07 participei de um evento de Capoeira. Nesse evento assisti aulas de Capoeira Angola do Mestre Romão e do Mestre Pelé da Bomba, o Gogó-de-Ouro-Internacional. Mestre Romão é radicado no Pará há mais de 30 anos. Nos últimos 10 passou a buscar com mais profundidade o entendimento e a prática da Capoeira Angola. Mestre Pelé, 73 anos de idade que se fundem no seu tempo de prática. Lenda viva da Capoeira Angola.

Assisti, literalmente, a hora e meia de aula de cada um dos dois Mestres. Na aula do Mestre Romão até participei da bateria, tocando o atabaque. Observei atento o ensinamento de cada um na parte de movimentação e mais uma vez pude comprovar: os movimentos gerais da Capoeira em si mesmos não permitem distinguir a Capoeira Angola dos outros estilos. A ginga da Capoeira Angola atual, porém, é específica. Ambos os Mestres a incluiram na aula fazendo aquele deslocamento do corpo por sobre a perna de trás.

É preciso, então, atentar bem para esse aspecto da Capoeiragem, pois ele, o conhecimento da ginga apropriada, é que permitirá ao jogador demonstrar que sabe distinguir Capoeira Angola dos demais estilos. É fazer para crer.

Nenhum comentário: