.

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

domingo, 31 de maio de 2009

Não se pode exigir dos Mestres da Capoeira Angola

Os meios de comunicação chegaram a um grau de capilaridade tão grande que quase todas as pessoas podem ver mestres de reconhecimento nacional, e até mundial, jogando a Capoeira Angola. Observe atentamente um Mestre Moraes, um Mestre Augusto Januário, um Mestre Jogo de Dentro, um Mestre Lua de Bobó e muitos outros que são bons exemplos de que atualmente há uma ginga específica para a Capoeira Angola.

A ginga a que me refiro se caracteriza pela transferência periódica do peso do corpo para a perna de trás. Desde que eu “descobri” – na verdade não fui eu - e divulguei essa especificidade da ginga da Capoeira Angola como movimento fundamental, milhares de pessoas já entraram em contato com esse conhecimento através de meu vídeo. Não peço, repito, que apenas acredite em mim, pode duvidar à vontade, mas vá pesquisar, observe bem e tire suas próprias conclusões.

É claro que os grandes jovens mestres da Capoeira Angola, compromissados até o pescoço com suas próprias idéias de tradição, e que as vem cultivando há anos, não vão chegar aqui e dizer: beleza, Fernando! - Obrigado por nos mostrar algo que fazíamos há décadas, mas que não conseguíamos descrever em palavras. Não se pode esperar isso deles.

O fato é que como Capoeira Angola se tornou um ramo de negócio, alavancado pela força de certa ideologia que exige divisão do trabalho, haverá um momento, creio, em que todos descobrirão que é mais rentável especificar bem os conteúdos de ensino do que mantê-los envoltos em misteriosas e supostas pesudo-filosofias afro. Aí sim, terá de se caracterizar bem o que é entendido por Jogo de Capoeira Angola e, finalmente, poderão aproveitar esta minha contribuição. (Ou refutá-la utilizando argumentos válidos, coisa que até o momento não aconteceu).

2 comentários:

Jorge Braúna disse...

Não quero entrar em discussão infrutífera. Mas a verdade é que utilizei sua sugestão sobre o deslocamento do peso para a perna detrás.
Abraços

Fernando Rabelo de Souza disse...

Obrigado pela informação Jorge Braúna. Sucesso para você.