.

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

sábado, 4 de abril de 2009

Teorema da caracterização do estilo de jogo de Capoeira

Duas pessoas brincam de jogar Capoeira na praia. Estão de roupa de banho, não há instrumentos, cânticos, nem outras pessoas. Como saber se jogam no estilo Angola ou não-Angola? Solução: pela ginga.

Capoeira políticamente correta

Outra falácia que grassa nos meios capoeirísticos, particularmente entre praticantes da chamada Capoeira Angola, reforçada por docentes pouco afeiçoados a conviver com a dúvida, é a idéia de que há uma Capoeira políticamente correta, uma Capoeira Cidadã, e esta seria exatamente a Capoeira Angola e não outra.

Ora, ora, meus amigos e minhas amigas, a ética e a cidadania, como outras virtudes, permeiam a atividade humana. Seja Windisurfing, seja Capoeira, seja outra atividade, a nenhuma delas é dado o privilégio da exclusividade na prevalência da Ética e da cidadania.

Deu p'ra entender?

A origem da Capoeira

A propósito da origem da Capoeira, como eu já disse aqui na Intenet, vem sendo perpetuado um engano que, pela repetição acrítica, vai adquirindo foros de verdade: a consideração de que a Capoeira Angola é a mãe de todas as capoeiras.

Ocorre que a Capoeira hoje chamada Angola é de elaboração recente, iniciada pelos mestres que, na Bahia, se reuniram em torno de Mestre Pastinha e continuadores. É sabido que esse é um dos eixos que deu origem à Capoeira de hoje, mas não é o único. Portanto, é errônea a consideração de que a Capoeira Angola ou qualquer outra seja a mãe de todas as capoeiras. A origem da Capoeira ainda permanece um grande vazio.

A dificuldade em conviver com tal vazio não deve apressar o preenchimento da lacuna com facilidades ou simpáticas conjecturas populares. Precisamos, pois, conviver com o fato de que a Capoeira original -- a mãe de todas as capoeiras -- permanece escondia nas brumas do passado até que a pesquisa a revele com segurança.

Abração a todos os meus leitores e minhas leitoras. Um dia, quem sabe, escrevo um livro inteiro para vocês.